-
Arquitetos: People's Architecture Office
- Ano: 2020
-
Fotografias:Chao Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade flutuante de Qianhai ativa um local árido, com o uso de uma estrutura espacial aberta. Concebido e realizado durante a pandemia de Covid-19, uma época de incertezas intensas, o projeto é uma expressão de como o espaço urbano pode se adaptar rapidamente às necessidades em constante mudança.
O projeto possui uma estrutura flexível composta por andaimes alugados. Este sistema estrutural pode ser facilmente construído, alterado e desmontado sem desperdício.
A Cidade Flutuante de Qianhai funcionou como a seção "Cidade Instantânea" da Exposição de Urbanismo / Arquitetura do Futuro de Qianhai 2020. A mostra explorou novos modelos de planejamento urbano com base na participação pública e práticas ascendentes. As abordagens contrastam com o planejamento urbano tradicional praticado em Shenzhen, onde Qianhai está localizada.
O projeto da Cidade Flutuante de Qianhai foi um esforço coletivo e o resultado de discussões entre os participantes da exposição. A estrutura hospedou uma série de programas, incluindo exibição de filmes, palestras, workshops e outros eventos públicos.
Os visitantes podiam atravessar os caminhos coloridos da Cidade Flutuante para explorar várias obras de arte incorporadas. Os convidados puderam contemplar as vistas da cidade enquanto habitavam a grade tridimensional.